domingo, 27 de julho de 2008

PontoCinema acontecerá dia 02/08/2008 em local a ser revelado


VOCÊ SABE O QUE É A MORAL?





SOZINHO CONTRA TODOS (SEUL CONTRE TOUS) – GASPAR NOÉ

MORAL

OS DESDOBRAMENTOS DA VIDA DE UM AÇOUGUEIRO FRANCÊS REVELAM UMA TRAJETÓRIA DESGOVERNADA. DE SEUS PENSAMENTOS EMERGE A LOUCURA. VOZ INTERNA EXTERNADA EM VIOLÊNCIA EXTREMA.

JUSTIÇA

O AÇOUGUEIRO E CYNTHIA EM CONFLITOS MENTAIS. ENQUANTO O AÇOUGUEIRO PENSA, CYNTHIA SE CALA. O SILÊNCIO DO AÇOUGUEIRO É PERTURBADOR, PERCEBIDO EM SEU OLHAR. CYNTHIA ESTÁ SOZINHA. MAIS TARDE ELA REAPARECE. REENCONTRA SEU PAI, QUE A RETIRA DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO E A LEVA PARA O QUARTO DE HOTEL EM QUE FOI CONCEBIDA, 15 ANOS ANTES.

VOCÊ TEM 30 SEGUNDOS PARA DECIDIR SE VAI ASSISTIR O FILME!

Obs:ofilmecontémcenasdeviolência,nudez,sexo,psicosesmentaisealém.

“VIVER É UM ATO EGOÍSTA.”


Aterrorizante! Talvez essa possa ser uma palavra adequada para definir SEUL CONTRE TOUS (1998), primeiro longa do diretor franco argentino Gaspar Noé. O filme conta a história de um açougueiro de cavalos do subúrbio parisiense, história que teve início no média CARNE (1991), que é apresentado de forma breve no começo do filme, como se estivesse reavivando a memória dos que assistiram e situando os que assistem a história pela primeira vez. O filme continua a história iniciada no média-metragem "Carne", apesar do intervalo de sete anos que separa as duas produções. Em Carne, somos apresentados ao açougueiro de carne de cavalo (brilhantemente interpretado por Philippe Nahon) e conhecemos um primeiro pedaço de sua história. Mas tudo é recapitulado no início de "Seul Contre Tous", então pode-se vê-lo independente de "Carne".E eles ligam-se a Irreversível (2005) pois o açougueiro aparece logo no início num quarto de hotel.
Em Seul Contre Tous, as imagens são impactantes, a narrativa é intensa e revela a experiência da loucura, a potencialidade traumática da imagem. A capacidade artística de Noé impressiona, porém o impacto das cenas bagunçam as emoções dos expectadores. Então, se você deseja vivenciar este PONTO, prepare-se! Se você se considera fraco, não vá!

Elenco

Philippe Nahon: The Butcher - Blandine Lenoir: His Daughter, Cynthia - Frankie Pain: His Mistress (as Frankye Pain) - Martine Audrain: His Mother-in-Law

Informações sobre o filme

Gênero: Drama extremo - Diretor: Gaspar Noé - Duração: 93 minutos - Ano de Lançamento: 1998 - País de Origem: França - Idioma do Áudio: francês - Legendas: Português


REFORÇANDO A PROPOSTA:
O Projeto PONTO tem como intenção primeira promover o acesso a cultura contra-hegemônica. Com o fechamento de salas de cinema tradicionais e a abertura de salas multiplex, um funil se criou para facilitar a imposição dos produtos da “mega-hiper-power” indústria Holliwoodiana. Produtos estes, como todos nós sabemos, repletos de ideologias, logomarcas e propagandas em suas entrelinhas. A ferida deixada pelo estacionamento feito no Cine Capitólio ainda está aberta e não é por menos. É lamentável que a arte nostálgica do cinema seja substituída pela velocidade dos filmes do agora, das “vedetes” como aponta Guy Debord. La Société du Spetacle se recria. Na década de 50 Debord já apontava a reformulação do cinema... porém ele afirmava de forma mais radical: “O cinema está morto!” (tela preta – tela branca). Titanic parece ter sido o último suspiro dos antigos salões, servindo apenas para reavivar o saudoso ritual do cinema como em “milnovecentoseantigamente”.
Chorar a saudade é necessário, mas não é a única forma de vencê-la. Precisamos nos mover e agir de forma que as coisas se movam no espiral do tempo. Se as pessoas só tem acesso a filmes estadunidenses-holliwoodianos e raramente são exibidos os filmes com outras propostas, ou melhor, filmes com ideologias não mercadológicas, o PONTO ressurge para democratizar o acesso, para ampliar o repertório e para provocar a movimentação da energia estagnada. Gratuitamente 60 pessoas poderão conferir, refletir e dialogar – o filme levanta muitas questões – sobre o “Seul Contre Tous” (Sozinho Contra Todos). Neste segundo evento, 30 ingressos serão distribuídos para convidados e 30 ingressos estarão disponíveis para os interessados em conferir o filme. Quem deseja se contaminar pela proposta e principalmente pelo conteúdo do filme exibido basta escrever para
pontocinema@gmail.com solicitando sua participação. Através do e-mail as pessoas receberão as informações de onde retirar seu ingresso e o local do evento. O PONTO É DE GRAÇA! (E.A.)

Referência:

DEBORD, GUY. La societé du spetacle, 1967 (livro), 1973 (filme).

2 comentários:

alex. disse...

afude!

André disse...

bah muito legal!
to mandando e-mail pra pegar informações xD